Deixa eu adivinhar: você adora dançar, tem o sonho de trabalhar na área da dança e fazer disso a sua principal profissão porem não tem certeza de que isso seja possível… será viável se sustentar, constituir uma família, ter uma certa segurança financeira? Sabemos que o mundo não está aqui para passar a mão na cabeça de ninguém e a decisão que você tomar agora irá definir grande parte da sua vida.
Se os pensamentos acima passam pela sua cabeça então seja bem-vindo(a) cipf-es.org ao time!
Realmente viver de arte no Brasil não é algo fácil! Mas afinal, o que é fácil? Estamos todos no mesmo barco, nos esforçando ao máximo para ser alguém, para conquistar nosso lugar ao Sol! E quer saber do que mais: a sociedade precisa de todas as profissões. Não tem uma melhor do que a outra, todos nós temos o dever de contribuir para a sociedade! Isso mesmo, eu disse dever e não direito! É assim que é desde que o mundo é mundo. Com essa visão, o conflito cessa e abre espaço para encarar uma realidade: cada um nasce com dons diferentes para fazer contribuições diferentes. Já pensou se todo mundo tivesse vocação para ser médico? Quem iria construir as casas?
Se você descobriu que o seu dom está em dançar, agora o próximo passo é saber em qual área:
- Artista profissional (dançarino/bailarino)
- Artista amador (mostras de danças e grupos)
- Professor de dança (área acadêmica)
- Professor de dança (estúdios e mymedic.es academias)
- Professor de dança (projetos sociais)
- Produtor (de eventos, espetáculos privados)
- Produtor (de eventos culturais ou públicos)
- Empresário (dono de escola)
- Dançar é meu hobby
Definir o que você realmente pretende é o primeiro passo para saber qual caminho seguir, pois como já dizia o sábio gato da Alice ¨Para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve!!¨
Com isso em mente, o passo seguinte agora é se informar a respeito da área que você escolheu, pesquisar tudo que puder, conversar com pessoas que estão em atuação e ter uma meta bem estabelecida.
Entenda os cursos que estão disponíveis no mercado e o que eles te oferecem… veja se vai ao encontro da sua meta, do seu sonho.
E acima de tudo, não tenha medo, porque o sucesso definitivamente não se mede em termos financeiros, mas principalmente em cumprir seu papel da melhor forma dentro do mundo!
Boa sorte e me mande seus comentários!
Fernanda Payão (contato@nae.art.br)
Diretora Administrativa e Coordenadora da Pós-graduação em Dança