Sobre o núcleo

Página inicial Sobre o núcleo

Transforme sua paixão em profissão!

O núcleo de danças foi criado em 2001 pelas professoras de dança e coreógrafas Leda Yassunaga Toda e Fernanda Souza Payão. Foi crescendo com o tempo e dedicação de alunos, professores e da própria direção da escola, ampliando suas atividades e modalidades de dança. Durante muitos anos funcionou sob a marca Shiva Nataraj Danças e Práticas. Em 2009 conseguiu o reconhecimento do Ministério da Educação para o Curso Técnico em Dança e em 2019, graças a uma parceira com as Faculdades Integradas Rio Branco, passou a oferecer também a Pós-graduação em Dança.

Há mais de 15 anos no mercado da dança, o NAE combina curso profissionalizante, pós-graduação e cursos livres em um mesmo lugar, graças também a uma parceria com a Escola Novare que é a responsável pelas modalidades livres. Sua infra-estrutura é totalmente direcionada as necessidades específicas dos cursos bem como o corpo pedagógico se dedica 100% ao ensino da dança no Brasil.

Oferece um amplo leque de cursos e que atendem quem já é um profissional da área, aqueles que gostariam de ingressar no mercado de trabalho e também aos alunos cujo objetivo é diminuir o estresse, fazer uma atividade física, conhecer pessoas, melhorar a autoestima ou simplesmente aprender a dançar!

Já formamos mais de 150 profissionais!

Descubra a modalidade que mais combina com você e seja bem-vindo ao NAE!

Nossos princípios

Missão

Pesquisar formas de aproximar, viabilizar, valorizar e promover educação através das artes e principalmente do corpo. Formar profissionais qualificados e comprometidos com desenvolvimento artístico e pedagógico. Transformar positivamente a vida das pessoas, aproximando-as de seus sonhos.

Visão

Ser referencia no Brasil como Núcleo de Arte e Educação que combina profissionalização em vários seguimentos na área da dança, com reconhecimento, qualidade e excelência.

Valores

Estamos focados na meta do cliente, buscando ajudá-lo a atingir seus objetivos, sejam eles de profissionalização, bem-estar ou saúde, através de orientação e direcionamento. Nossos valores são: ética, respeito, transparência, competência e comprometimento aplicados à toda a equipe e no relacionamento com os alunos.

Nossa estrutura

Conheça a equipe do núcleo

Alexandra Ferreira

Dança na escola e processo didáticos

Formada em Pedagogia, pós graduada em Arte e Psicopedagogia em 2001 pela Faculdade Paulista e Artes, Arte Educação em 2006 pelo INEQ, Educação Comunitária em 2007 pela USP e Neurociência em 2017 pela Faculdade Campos Elíseos. Teve sua formação no curso técnico em dança concluída em 2012 e hoje faz parte do quadro de professores do curso. Professora há 28 anos no Ensino Fundamental I, criadora, coordenadora e professora do projeto “Trabalhando Arte com Amor” desde 2000, projeto premiado várias vezes, sua última conquista foi o primeiro lugar no Prêmio: Paulo Freire- Educação de Qualidade, em 2010, prêmio oferecido pela Câmara dos Vereadores.

Luzia Bugno

Consicência Corporal e Estudo do Movimento

Graduada e Licenciada em Dança e Movimento pela Universidade Anhembi Morumbi, pós-graduada em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Estácio de Sá, professora de Danças Árabes e focalizadora em Danças Circulares. Cadeista muscular, formada em Coordenação Motora e Reeducação do Movimento. Atualmente ministra aulas de Anatomia na pós-graduação em Dança e Consciência Corporal da Universidade Estácio de Sá e aulas de Dança Árabe e Movimento Consciente na Sala Pulsare.

Ton Kair

Jazz e Contemporâneo

Formado no curso Técnico em Dança pela escola Shiva Nataraj Danças e Práticas e especialização em Jazz. Participou de workshop de pesquisa Pina Bauch e fez aulas de interpretação na escola Macunaíma, com o professor Carlos César. Ficou em 1º lugar no Salto Fest Dance 2014 na modalidade duo contemporâneo, e em 1º Lugar no Taubaté Dance Festival – melhor coreografia, e melhor diretor (Roberto dos Santos). Participou de teatros musicais com a diretora Aurea Karpor (“Chicago”, como Billy Flynn, *Chorus Line”, como Paul, *A Fantástica Fabrica de Chocolate”, como Willy Wonka e *Cadê a Alice”, como Chapeleiro). Atualmente é professor e coreógrafo nas modalidades Jazz e Contemporâneo. Ex bailarino da Quadrela Cia de Dança dirigido por Ana Lucia Barboza e Roberto dos Santos.

Fernanda Payão

Teoria e Evolução da Dança e Administração

Dançarina, coreógrafa, pesquisadora e professora de dança: Kathak (Dança Clássica Indiana) e Danças Circulares. Possui graduação em Administração pela Universidade São Judas Tadeu (1998). Técnico em Dança (2010). Especialista em Dança e Consciência Corporal pela Faculdade Estácio de Sá (2019). Diretora administrativa e professora de dança da Escola Técnica NAE Núcleo Arte Educação. Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Dança - Abordagens Técnicas e Gestão, pela Faculdades Integradas Rio Branco. Atua no campo das danças orientais e danças circulares, principalmente nas seguintes áreas: pedagogia da dança, mitos e símbolos da dança ancestral e administração de instituição de ensino nível técnico.

Lêda Yassunaga Toda

Produção de Espetáculos

Iniciou sua formação artística profissional em 1983 com a modalidade jazz. Em 1989 conheceu a arte da dança do ventre e seus benefícios, já em 1994 ingressou no grupo Cedro do Líbano coordenado por Ateff. Em 1998 fundou o grupo Souham e foi sua coordenadora por 7 anos. Iniciou suas aulas de indiana contemporâneo em 2001, e fez o curso de dança cigana em 2003. Foi integrante do grupo Ganesha entre os anos de 2003 e 2006. De 2007 a 2010 estudou a dança indiana clássica, estilo Kathak e coordenou com sua amiga e sócia o grupo Lakshi de dança oriental contemporânea, modalidade desenvolvida pela dupla. Se dedicou na direção e produção de 13 espetáculos da escola Shiva Nataraj entre os anos de 2000 a 2013 e dividiu a produção de 3 espetáculos shows na semana árabe do Rio Quente Resorts junto ao grupo 1001 noites. Especialista em Gestão Escolar e Diretora pedagógica do Curso Técnico.

Sérgio Góes Sanches

Noções musicais aplicadas ao corpo

Iniciou seus estudos de violão popular em 1988, aos 12 anos de idade e após 1 ano de estudo, passou para o erudito. Estudou na Universidade Livre de Música, atual EMESP, até iniciar o curso superior de Design Digital pela Universidade Anhembi-Morumbi. É pós-graduado em Imagem e Som em meios Digitais pelo Centro Universitário Senac, estudou Fundamentos de Áudio pelo Instituto de Áudio e Vídeo e Produção Musical no Conservatório Souza Lima. Foi integrante de várias bandas como: Banda Brilho do Sol, Banda Mesclagem Azul, Banda Hertz, Banda Cat & Dog (Cover Kid Abelha), Banda cover Jovem Guarda e Banda cover Beatles. É professor de prática de banda, atua em recitais e audições semestrais como cantor e músico de apoio. Ministrou workshops de pedaleiras e efeitos de guitarra para alunos e visitantes. Faz gravações, composições, arranjos e mixagem de músicas em estúdio próprio. Fez criação de músicas e arranjos para a peça teatral “Para Viver sem Sofrer” de Luiz Antônio Gasparetto e Baltazar Vierà. Trabalho como músico e arranjador para músicas do projeto "Fale Somente do Bem" com a cantora Zen Moraes. Atuou como professor de música para crianças do 1° ao 5° ano do ensino fundamental no Colégio Objetivo onde fez gravações, edições e mixagens de várias músicas com os alunos. Atualmente leciona violão, guitarra, teclado, bateria e piano em várias escolas de músicas e faz parte da equipe de professores do NAE.

Marcos Werneck

Danças Urbanas

Graduado em Psicologia pela FMU em 2009. Formado no Curso Técnico de Dança pela Academia de Dança Tania Ferreira em 2013. Iniciou sua carreira artística em 1999. Trabalha com Grupos Covers (desde 2006), realizando Shows pelo Brasil, além de Programas de TV. Coreografou diversos artistas da Cena Pop. Aulas com principais referências das Danças Urbana. Ministrou diversos Workshops de Hip Hop Fusion em Studios. Intérprete-criador da T.F. Style Cia de Dança (2012 a 2017). Professor de Hip Hop Fusion na Fire Dance Studio (2016 a 2018); e Academia Tania Ferreira desde 2017 e Shiva Nataraj desde 2019. Em 2017 integrou o Ballet do Prêmio Jovem Brasileiro pela Fire Produções. Desde 2016 faz parte do elenco do Grupo FS Eventos, encenando diversos personagens em festas; assim como, desde 2018, com a Roboled e Duke Produções. Em 2018, assume o papel de Diretor, Produtor e Coreógrafo do “Grupo New Britney Cover”, produzindo diversos formatos de Shows em Tributo a Cantora Britney Spears. Em 2019, foi Backdancer do Grupo Coreano BTS em seus 2 shows no Allianz Parque. DRT Artista - Dançarino | Nº 0036563/SP

Samuel Menezes

Danças Brasileiras

Como Pedagogo, Bailarino, Brincante e coreografo Samuel Menezes atualmente cursando o curso de pedagogia – licenciatura pela Universidade Anhanguera – UNIDERP em Santo André. Iniciou seu treinamento com as danças Brasileiras na banda MATINGUEIROS Petrolina - PE, grupo armorial que é influenciado pelas danças populares brasileiras (Frevo, maracatu, caboclinho e etc.) e técnica da dança (ballet clássico), se envolveu com outras formas de dança como o Jazz, Danças Afro - Brasileiras, Ballet clássico, contemporâneo e dança de salão. Vivenciou algumas experiências com renomados professores brasileiros, incluindo: Gícia Mazda, Rosangela Silvestre, Jack Elesbão, Roquidelia Silva, Vera Passos, Sylvio Lemgruber. Dançou em Cias, como a Banda Matingueiros, Maracatu nação Matingueiros, Brincante de Quadrilhas juninas, Grupo Forró xaxado, grupo Ojum Orun, Cia explode coração. Como coreografo e professor: foi convidado por Gícia Mazda para coreografar o espetáculo Dandá financiado pela FUNART - PE, oficineiro de danças populares na Universidade de Pernambuco – UPE, coreografou a música princesa negra no espetáculo Dandara pelo centro de crianças e adolescente CCA – Margarida - SP,ministrou Workshop de maracatu de baque virado em são João da boa vista SP, ministrou o workshop de pré – carnaval no parque do Carmo SP, atualmente atua como educador socioeducativo de danças brasileiras e artes manuais no CEC - são Francisco de Assis.

André de Araújo

Poética da Cena

Mestre em Ciência da Informação e bacharel em Artes Cênicas - Direção Teatral pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. No teatro, desenvolve trabalhos como ator, diretor, dramaturgo e sonoplasta. Integrou, entre outros, grupos como o CPT/Macunaíma, dirigido por Antunes Filho, Garbo&Co., Cia. Suno e Cia. Efêmera. Como professor, ministra aulas em cursos técnicos de teatro e dança, cursos livres e oficinas. Na esfera da graduação, foi professor substituto do Curso Tecnológico de Produção Cênica da Universidade Federal do Paraná. No campo da formação e gestão cultural, foi coordenador de ação cultural no CEU Quinta do Sol/Prefeitura de São Paulo e integra a equipe de curadoria do Programa de Qualificação em Artes - Teatro (Projeto Ademar Guerra) desde 2012. É também, desde 2018, animador cultural do Sesc São Paulo.