Página inicial Acontece NAE e o Sétimo Ciclo!

NAE e o Sétimo Ciclo!

28 de outubro de 2019

Tudo que existe passa por ciclos, todo ciclo tem um inicio, um tempo determinado e um fim que na verdade é uma transformação, um re-começo. Estamos todos sujeitos a essa regra, sejam pessoas, projetos, empresas e não seria diferente com uma escola de danças.
Acabamos de entrar em nosso sétimo ciclo! Uau! Parece que foi ontem que demos inicio a essa jornada… tudo começou com a ideia de um espaço dedicado ao ensino da dança e a promoção de cultura, me lembro da primeira sala que montamos (eu e a Lêda, minha sócia e amiga de uma vida inteira). Ficamos tão felizes em inaugurar uma linda sala, toda decorada no estilo árabe no ano de 2001. Lá permanecemos por apenas um ano e foi um período muito importante para consolidar o projeto. O segundo ciclo teve início logo em seguida, quando decidimos nos mudar para uma pequena casa geminada no bairro do Tatuapé, agora com duas pequenas salas de aula, uma recepção e o famoso ¨cozinharim¨ que era uma mistura de cozinha com camarim… foram 3 anos neste espaço. Até esse momento usávamos a marca Souham que também era o nome do grupo de danças árabes que nós duas participamos por 7 anos. Em 2005 deu-se início ao terceiro ciclo, no momento em que decidimos que estava na hora de ampliar nosso espaço físico, aprimorar a gestão da escola, incluir mais modalidades e criar uma nova identidade, independente do grupo de danças árabes, mesmo porque, as danças árabes já não eram o carro chefe da escola. Assim surgiu a marca Shiva Nataraj Estúdio de Danças. Por que Shiva Nataraj? Dá uma olhadinha nessa página onde eu explico um pouco sobre a escolha do nome.
Foram mais 4 anos de muitas conquistas, desafios, alegrias e lágrimas, afinal, empreender no Brasil não é uma coisa simples. Mas em 2007, durante uma viagem ao Egito, eu e a Lêda conversamos seriamente sobre o futuro da escola e chegamos a conclusão de que estava na hora de nossos cursos ganharem reconhecimento de órgãos oficiais, afinal, a área da dança ainda tem tanta informalidade que esse movimento é de extrema importância para o crescimento e reconhecimento dessa arte como meio educacional e profissional. Nós e nossos professores fazíamos um esforço sobre-humano para conseguir trabalhar somente com dança pois essa profissão infelizmente ainda é vista como hobby, com pouco reconhecimento financeiro inclusive. Precisávamos fazer alguma coisa em relação a essa situação. Ali nascia o quarto ciclo da escola! Voltamos para o Brasil e procuramos o Sebrae e a Secretaria de Ensino e depois de orientações, cursos, muito estudo e a elaboração de um projeto detalhado e um plano de negócios consistente, finalmente, em 2009 nos mudamos para a sede, totalmente adaptada para as aulas de dança e com o reconhecimento do MEC para o Curso Técnico em Dança. Passamos a usar a marca Shiva Nataraj Danças e Práticas e sem duvida, foi uma grande conquista!!
Durante 7 anos aprimoramos o curso técnico, formamos mais de 150 alunos, abrimos uma segunda unidade, ganhamos prêmios e tivemos um período de consolidação do negócio e da marca no mercado de dança!
Mas, como a vida é feita de ciclos, em 2015 meu marido recebeu uma proposta de trabalho em Belo Horizonte e tivemos que nos mudar para cá. A Lêda também estava com planos de diminuir a carga de trabalho e se mudar para praia, então decidimos vender uma das unidades (do bairro da Mooca) e administrar somente o curso técnico, deixando os cursos livres ao encargo da Symone Coelho que até então era nossa coordenadora pedagógica e estava muito envolvida com a escola. Dessa forma, dividimos o negócio em duas frentes Cursos Técnicos e Cursos Livres, esse foi o nosso quinto ciclo!
Durante 2016, 2017 e 2018 nos mantivemos dessa forma e foi muito importante para que eu e a Lêda pudéssemos nos estabelecer nas novas cidades.
Porem, em 2019 vislumbramos a necessidade de aumentar a oferta de informação para os nossos formandos e a meta agora era oferecer também uma pós-graduação! Foi o momento de elaborar um projeto que atendesse os profissionais da dança no que diz respeito a abordagens técnicas mas principalmente na gestão de carreira e negócios. Com o projeto debaixo do braço, fomos buscar parcerias e as Faculdades Integradas Rio Branco nos abriram as portas e hoje podemos oferecer mais essa certificação para o mercado da dança!! Um passo tão importante como esse merecia uma repaginação e foi assim que o Shiva Nataraj Danças e Práticas se transformou no NAE – Núcleo Arte Educação, um espaço dedicado a profissionalização de artistas da área da dança! E para dar inicio ao sexto ciclo com a devida honraria, desenvolvemos nova marca, nova comunicação visual, novo site e uma reforma no espaço físico!!

O sétimo ciclo chegou bem rápido, com o início da pandemia em 2020!! Agora foi a vez mudar de espaço físico novamente! Isso mesmo, o NAE agora está instalado em um prédio comercial na Praça Silvio Romero. São novos tempos, novas ideias e novas necessidades! Nele oferecemos tanto o curso Técnico em Dança, como também a Pós Graduação em Dança e Gestão e ainda temos mais projetos por vir.

Quero agradecer a todos que fizeram e fazem parte da nossa história: alunos, ex-alunos, professores, fornecedores, parceiros e apaixonados pela dança em geral! Que possamos juntos deixar a nossa contribuição para a sociedade, o nosso legado e poder continuar realizando o sonhos de tantas pessoas que é Transformar sua Paixão em Profissão!!
Gratidão
Fernanda Payão

Diretora Administrativa e Coordenadora da Pós-graduação em Dança

Maio 2022

Outros eventos

2019

Adoro dançar, mas que caminho seguir?

Se você ainda não se fez essa pergunta, está na hora de pensar sobre! Afinal, tempo é o bem mais valioso que temos…

Veja o evento

2019

A escolha da nova marca!

Esse post está dedicado a compartilhar com vocês como chegamos na marca NAE - Núcleo Arte Educação!

Veja o evento

2019

Como transformar visitantes em alunos?

Temos dicas preciosas para você! Clique aqui e baixe o e-book gratuito!

Veja o evento