Pós-Graduação em Produção Cultural

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Sobre o curso

De Profissional da Dança à Produtor de Sucesso!

 

A Pós Graduação em Dança Produtor Cultural proporciona um panorama do Mercado da Dança no Brasil possibilitando a elaboração de projetos culturais a serem aplicados na iniciativa pública e privada. Também traz informações preciosas sobre a capitação de recursos para viabilizar projetos na área cultural.

 

A classe de dançarinos têm pouquíssima informação sobre como elaborar um projeto cultural que atenda os requisitos para aprovação e contemplação de recursos. Essa é uma das necessidades que foi observada no mercado da dança e esse curso visa suprir trazendo informações suficientes para que o profissional da dança possa elaborar projetos com propriedade, qualidade e criatividade a fim de atender as demandas do mercado e conseguir patrocínio. 

 

Aliada a uma matriz atualizada, a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projeto que é aplicada no curso, utiliza atividades em grupo focadas em capturar a atenção dos alunos através de problemas do mundo real.

 

Neste curso em específico, o aluno irá elaborar um Projeto Cultural que é o principal documento solicitado quando se pleiteia ser contemplado pelas leis de incentivo disponíveis para as artes no Brasil.

 

O NAE é uma instituição consolidada por oferecer cursos reconhecidos na área da dança. Graças  a mais de 15 anos de experiência através do Curso Técnico em Dança, hoje oferece também Licenciatura em Dança, Pós Graduação e Curso de Formação com extensão universitária, devido a sua parceria com a Faculdade UniEnsino.

 

Por que fazer uma Especialização?

  • O curso de pós-graduação lato sensu ou extensão universitária informa, atualiza e capacita o profissional que já está no mercado de trabalho. Diferentemente da graduação, generalista por excelência, a especialização confere habilidade técnicas específicas a determinado tema.
  • Para aproveitar bem uma especialização, o ideal é já ter no currículo alguns anos de carreira. Porém, hoje em dia, cerca de metade das classes é formada por recém-formados pois esses jovens respondem à demanda de um mercado competitivo, no qual conseguir uma vaga depende, no geral de algo além da graduação.

 

Você está preparado para transformar a sua paixão em profissão?

Composição

A Pós Graduação em Dança – Produtor Cultural é composta por:

  • Aulas Teóricas Assíncronas.
  • Projeto do Módulo (Projeto Cultural).
  • Aulas Práticas (Síncronas e Assíncronas Optativas).

A carga horária total é de 360 horas ou 416h (com optativas) a ser cursada durante 6 meses.

Colocação no Mercado: Oportunidades

  • Escolas, academias e centros de formação
  • Companhias, grupos e coletivos artísticos de dança
  • Teatros e casas de espetáculos
  • Musicais e óperas
  • Programas de TV
  • Festivais e mostras de dança e eventos de naturezas diversas
  • Eventos sociais e corporativos
  • Instituições públicas e privadas
  • Espaços de interação social, lazer e cultura
  • Projetos socioculturais

Parceria

Chancelas do curso

Informações

Duração

1 semestre

Próxima turma em Janeiro de 2025

Carga horária total

360 ou 416 horas (com optativas)

Aulas Online

Formato EAD

Pré-requisitos

Bacharéis, Licenciados ou Tecnólogos (Pós) ou Diploma de Ensino Médio (Extensão Universitária)

Certificação

Certificado de Conclusão de Curso em Nível de Pós-graduação lato sensu ou Certificado de Conclusão de Curso de Formação em Extensão Universitária (para alunos não graduados).

Detalhes do curso

Diferenciais

Disciplinas

Público

Período

Coordenação

Corpo Docente

Investimento

• Você sai do curso com um Projeto Cultural pronto para capitar recursos;

• Todas as disciplinas trazem exemplos e vivências da área da dança;

• Aulas online ao vivo diretamente com os professores de cada disciplina;

• Professores formados nos respectivos assuntos tratados pela disciplina e também na área da dança.

• Acompanhamento durante todo o período de estudo (professores, tutores, técnico pedagógico e consultoras).

 

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:

  • Conhecimento suficiente para elaboração de um Projeto Cultural.
  • Desenvolvimento de competências na área de Produção de Eventos.
  • Visão sobre todas as etapas que compreendem uma Produção Artística: Elaboração, Acompanhamento, Execução e Prestação de Contas.
  • Informações sobre as diversas Leis de Incentivo disponíveis para a área artística.
  • Desenvolvimento de Estratégias de Marketing.

Matriz

Disciplinas Teóricas Obrigatórias

 

  • Campos Produtivos da Cultura
  • Produção Musical
  • Produção e Gestão Financeira de Espetáculos
  • Laboratório de Criação: Coreografia e Improviso
  • Panorama Cultural e Mapeamento
  • Poética da Cena

 

Disciplinas Práticas Optativas

 

  • Contemporâneo
    • Consciência Corporal
    • Aderência com o Chão
    • Técnica de Isolamento Corporal
    • Técnicas de Peso e Contra-Peso
    • Criação Coreográfica: Letras e Palavras
    • Criação Coreográfica: Geometria
  • Ballet
    • Ballet como condicionamento físico
    • Ballet com acessórios
    • Alinhamentos do corpo: Tendu e Glissé
    • Preparação para os pés
    • Técnicas de Giro
    • Pirouettes e Frappé
    • Adagio e Grand Battement

Clique aqui para ver o ementário completo 

 

 

 

  • Graduados em Educação, Educação Física, Dança, Educação Artística, Artes Cênicas, Artes Visuais, Pedagogia, Psicologia, Terapeutas corporais.
  • Também graduados em demais áreas com experiência em dança (aulas, cias, projetos).
  • Professores de dança que buscam adquirir habilidades de gestão de negócios ou produção de eventos.
  • Professores de dança com Certificado de Ensino Médio.

O curso tem duração de 6 meses e a próxima turma acontecerá no período de Janeiro a Junho de 2025.

Fernanda Payão: Dançarina, coreógrafa, pesquisadora e professora de dança, Kathak (Dança Clássica Indiana) e Danças Circulares. Possui graduação em Administração pela Universidade São Judas Tadeu (1998). Técnico em Dança pela Escola Técnica Shiva Nataraj Danças e Práticas (2010). Especialista em Dança e Consciência Corporal pela Faculdade Estácio de Sá (2019). Diretora administrativa e professora de dança da Escola Técnica NAE Núcleo Arte Educação. Atua no campo das danças orientais e danças circulares, principalmente nas seguintes áreas: pedagogia da dança, mitos e símbolos da dança ancestral e administração de instituição de ensino nível técnico.

 

 

 

Lêda Toda: Formada em Educador Maker – ABProj pela IFES e Docência Ead pela EVA (2021)Licenciada em Ciências Naturais (2011) e Pós graduada em Gestão Escolar pela UNICID (2010). Graduada em Farmácia Bioquímica pela UNIP (1989). Participou de diversos cursos direcionados à Gestão, é Co Fundadora e Gestora pedagógica da escola Shiva Nataraj Danças e Práticas, Hoje Núcleo Arte Educação (desde 2000). Coordenadora e Co fundadora do Grupo Lakshi de Danças Orientais Contemporâneas (2005 à 2010). Foi Coordenadora e fundadora do Grupo de Danças Árabes Souham (1998 à 2005). Participante do Grupo 1001 noites (2004 à 2012).

Conheça os professores do Curso:

 

André de Araújo – Campos Produtivos da Cultura e Poética da Cena (cv lattes)

Mestre em Ciência da Informação e bacharel em Artes Cênicas – Direção Teatral pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. No teatro, desenvolve trabalhos como ator, diretor, dramaturgo e sonoplasta. Integrou, entre outros, grupos como o CPT/Macunaíma, dirigido por Antunes Filho, Garbo&Co., Cia. Suno e Cia. Efêmera. Como professor, ministra aulas em cursos técnicos e pós-graduação em teatro e dança, cursos livres e oficinas. Na esfera da graduação, foi professor substituto do Curso Tecnológico de Produção Cênica da Universidade Federal do Paraná. No campo da formação e gestão cultural, foi coordenador de ação cultural no CEU Quinta do Sol/Prefeitura de São Paulo e integrou a equipe de curadoria do Programa de Qualificação em Artes – Teatro (Projeto Ademar Guerra) de 2012 a 2020. É, desde 2018, programador cultural do Sesc São Paulo.

 

Aurea Karpor – Produção e Gestão Financeira de Espetáculos (cv lattes)

Possui Licenciatuta em Artes (com habilitação em Artes Cênicas) pelo Instituto de Artes da Unesp da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e mestrado em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Atualmente é professora da Sociedade Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo – Supero e professora da Sociedade Educacional Bricor LTDA. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte-educação, teatro, tecnologia, formação continuada. e performance. 

 

Brysa Mahaila – Panorama Cultural e Mapeamento (cv lattes)

Profissional de dança há 26 anos atuando como professora, coreógrafa, bailarina e empresária da dança oriental/ventre. Formadora de professoras de dança oriental/ventre há 19 anos em cursos profissionalizantes no RS e SC. Docente de curso de pós-graduação em Dança , pesquisadora e escritora com 3 livros editados. Possui mestrado em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale ( 2014) Especializações em Marketing (1993) e Dança (2004) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul onde se formou bacharel em Comunicação Social, Relações Públicas (1987).

 

Fernanda Payão – Metodologia e Projeto do Módulo (cv lattes)

Dançar fez parte da sua vida desde sempre, participou de grupos de dança profissionais, idealizou e montou sua escola de danças com sua sócia Lêda Toda, juntas conseguiram aprovação para oferecer o Curso Técnico em Dança. Leciona há pelo menos 20 anos para adultos e crianças. Formada em Administração, Técnico em Danças com Pós Graduação em Dança e Consciência Corporal. Se especializou em Dança Clássica Indiana (Kathak) e Danças Circulares.

Lecionou durante 3 anos na Escola Rudolf Steiner de MG (Polen) e diversas oficinas nos Sescs de Belo Horizonte e Contagem. Foi coordenadora da Pós Graduação em Dança e Gestão pela Universidade Rio Branco e atualmente coordena os cursos de Pós oferecidos pelo NAE em parceria com a UniEnsino.

 

Sérgio Sanches – Produção Musical (cv lattes)

Possui graduação em Computação Gráfica e Multimídia pela Universidade Anhembi Morumbi (2000). Pós graduação em Criação de Imagem e Som em meios eletrônicos pelo Centro Universitário Senac (2006). Fundamentos básicos de áudio no IAV – Instituto de Áudio e Vídeo (2001), Produção Musical 2011

 

Lêda Toda – Metodologia e Projeto do Módulo (cv lattes)

Formada em Educador Maker – ABProj pela IFES e Docência Ead pela EVA (2021)Licenciada em Ciências Naturais (2011) e Pós graduada em Gestão Escolar pela UNICID (2010). Graduada em Farmácia Bioquímica pela UNIP (1989). Participou de diversos cursos direcionados à Gestão, é Co Fundadora e Gestora pedagógica da escola Shiva Nataraj Danças e Práticas, Hoje Núcleo Arte Educação (desde 2000)
Coordenadora e Co fundadora do Grupo Lakshi de Danças Orientais Contemporâneas (2005 à 2010)
Foi Coordenadora e fundadora do Grupo de Danças Árabes Souham (1998 à 2005)
Participante do Grupo 1001 noites (2004 à 2012)

 

Lunah Farah – Laboratório de Criação: Coreografia e Improviso

Bailarina, professora e coreógrafa em danças árabes, formada em educação física e MBA em Gestão e Produção Cultural. Como coreógrafa, são muitos os trabalhos assinados para diferentes profissionais e cias de dança, eventos e espetáculos profissionais, além da Cia Raqsa, que atua em eventos e concursos de dança oriental, premiada em diversas ocasiões. Considera que seu trabalho é gerenciar talentos em cena para assim criar ótimas experiências ao público.

 

Ton Kair – Contemporâneo

Iniciou seus estudos na dança em 2010, tendo como principal maitre: Ana Lucia Barboza (Grupo Extravagance). Em 2014 iniciou sua pesquisa em dança contemporânea com Roberto dos Santos e Ana Lucia na Quadrela Cia de dança.

Formado pela Escola Shiva Nataraj em técnico em dança e especialização em Jazz pela mesma escola. Participou de workshop de pesquisa Pina Bauch e fez aulas de interpretação na Escola Macunaíma, com o professor Carlos César. Participou da Quadrela Cia de dança por 5 anos.

Ficou em1º lugar no Salto Fest Dance em 2014 na modalidade duo contemporâneo, e em 1º lugar no Taubaté Dance Festival – melhor coreografia, e melhor diretor (Roberto dos Santos).

Participou de teatros musicais com a diretora Aurea Karpor (“Chicago” como Billy Flynn, “Chorous Line” como Paul, “A fantástica fábrica de chocolate” como Willy Wonka e “Cade a Alice” como Chapeleiro).

Atualmente é professor e coreografo nas modalidades Jazz Dance e Dança Contemporânea e diretor da Aria Cia de dança.

 

Symone Coelho – Ballet 

Dos 6 aos 12 anos fez aulas de ballet regularmente, então começou a cursar também jazz.
Fez parte da Cia de ballet Kirov participando dos melhores eventos brasileiros e ganhadora de muitos prêmios.
Formação como bailarina clássica na escola de dança Adibi Nagin. Curso de Magistério em Dança com especialização em Ballet e Flamenco.
Fez curso de aperfeiçoamento na Escola Amor de Dios na Espanha. Foi professora de ballet e flamenco e também coordenadora da escola Shiva Nataraj durante 14 anos. Hoje dirige sua própria escola de dança Novare Dance.

Valor total do Curso: R$ 2.700,00 (parcelado em até 6x)

 

Esse valor pode ter até 50% de desconto de acordo com o histórico de estudo do aluno e também campanhas antecipadas de matrícula.

Para mais informações, preencha o formulário da página.

 

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