Pós-Graduação em Instrutor de Dança

Página inicial Pós-Graduação em Instrutor de Dança

Sobre o curso

Não basta saber dançar, é preciso saber ensinar!

A Pós Graduação em Dança Instrutor de Dança proporciona ferramentas suficientes para você se tornar um professor conhecedor de diversas didáticas de ensino e diversificar a forma como se ensina dança no Brasil. Além disso, você terá uma visão dos variados públicos e suas especificidades. 

 

Geralmente a classe de dançarinos tem pouco informação acadêmica sobre o ato de ensinar dança, construindo as aulas mais por intuição. Essa é uma das necessidades que foi observada no mercado da dança e esse curso visa trazer informações para que você possa aprimorar seus métodos de ensino com objetividade e planejamento. 

 

Aliada a uma matriz atualizada, a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projeto que é aplicada no curso, utiliza atividades em grupo focadas em capturar a atenção dos alunos através de problemas do mundo real.

 

Neste curso em específico, o aluno irá elaborar um Plano de Curso que é o principal documento solicitado quando se pretende propor oficinas, cursos livres e até cursos reconhecidos, seja na iniciativa pública ou privada. Ter um plano de curso bem construído abre muitas portas para o professor!

 

O NAE é uma instituição consolidada por oferecer cursos reconhecidos na área da dança. Graças  a mais de 15 anos de experiência através do Curso Técnico em Dança, hoje oferece também Licenciatura em Dança, Pós Graduação e Curso de Formação com extensão universitária, devido a sua parceria com a Faculdade UniEnsino.

 

Por que fazer uma Especialização?

  • O curso de pós-graduação lato sensu ou extensão universitária informa, atualiza e capacita o profissional que já está no mercado de trabalho. Diferentemente da graduação, generalista por excelência, a especialização confere habilidade técnicas específicas a determinado tema.
  • Para aproveitar bem uma especialização, o ideal é já ter no currículo alguns anos de carreira. Porém, hoje em dia, cerca de metade das classes é formada por recém-formados pois esses jovens respondem à demanda de um mercado competitivo, no qual conseguir uma vaga depende, no geral de algo além da graduação.

 

Você está preparado para transformar a sua paixão em profissão?

Composição

A Pós Graduação em Dança – Instrutor de Dança é composta por:

  • Aulas Teóricas Assíncronas.
  • Projeto do Módulo (Plano de Curso).
  • Aulas Práticas (Síncronas e Assíncronas Optativas).

A carga horária total é de 360 horas ou 416h (com optativas) a ser cursada durante 6 meses.

Colocação no Mercado: Oportunidades

  • Escolas, academias e centros de formação
  • Companhias, grupos e coletivos artísticos de dança
  • Teatros e casas de espetáculos
  • Musicais e óperas
  • Programas de TV
  • Festivais e mostras de dança e eventos de naturezas diversas
  • Eventos sociais e corporativos
  • Instituições públicas e privadas
  • Espaços de interação social, lazer e cultura
  • Projetos socioculturais

Parceria

Chancelas do curso

Informações

Duração

1 semestre

Início Julho de 2024

Carga horária total

360 ou 416 horas (com optativas)

Aulas Online

Formato EAD

Pré-requisitos

Bacharéis, Licenciados ou Tecnólogos (Pós) ou Diploma de Ensino Médio (Extensão Universitária)

Certificação

Certificado de Conclusão de Curso em Nível de Pós-graduação lato sensu ou Certificado de Conclusão de Curso de Formação em Extensão Universitária (para alunos não graduados).

Detalhes do curso

Diferenciais

Disciplinas

Público

Período

Coordenação

Corpo Docente

Investimento

• Você sai do curso com um Plano de Curso pronto para ser aplicado no Mercado;

• Todas as disciplinas trazem exemplos e vivências da área da dança;

• Aulas online ao vivo diretamente com os professores de cada disciplina;

• Professores formados nos respectivos assuntos tratados pela disciplina e também na área da dança.

• Acompanhamento durante todo o período de estudo (professores, tutores, técnico pedagógico e consultoras).

 

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:

  • Conhecimento suficiente para elaboração de oficinas, cursos livres ou reconhecidos.
  • Desenvolvimento de competências na didática de ensino.
  • Visão sobre os diversos públicos interessados em aulas de dança e suas especificidades.
  • Possibilidade de criar seu próprio curso.
  • Conhecimento das leis de cultura que abrem portas para os profissionais da dança dentro da educação.

Matriz


Disciplinas Teóricas Obrigatórias

  • Psicomotricidade
  • Processos Didáticos e Práticas Inclusivas
  • Introdução à Anatomia e Cinesiologia do Movimento
  • Rodas e Brincadeiras Rítmicas
  • Antropologia e Dança Afro
  • Dança na Escola
  • Metodologia e Projeto do Módulo: Plano de Negócio

Disciplinas Práticas Optativas

  • Danças Brasileiras Norte e Nordeste
    • Maracatu
    • Xaxado
    • Afoxé
    • Frevo
    • Ogum
    • Caboclinho
  • Danças Brasileiras Sul, Sudeste e Centro-Oeste
    • Saudando os donos destas terras
    • Jongo da Serrinha
    • Batuque de Umbigada
    • Pezinho
    • Maçanico
    • Dança do Tambor

Clique aqui para ver o ementário completo.

 

 

 

  • Graduados em Educação, Educação Física, Dança, Educação Artística, Artes Cênicas, Artes Visuais, Pedagogia, Psicologia, Terapeutas corporais.
  • Também graduados em demais áreas com experiência em dança (aulas, cias, projetos).
  • Professores de dança que buscam adquirir habilidades de gestão de negócios ou produção de eventos.
  • Professores de dança com Certificado de Ensino Médio.

O curso tem duração de 6 meses e a próxima turma acontecerá no período de Julho a Dezembro de 2023.

Fernanda Payão: Dançarina, coreógrafa, pesquisadora e professora de dança, Kathak (Dança Clássica Indiana) e Danças Circulares. Possui graduação em Administração pela Universidade São Judas Tadeu (1998). Técnico em Dança pela Escola Técnica Shiva Nataraj Danças e Práticas (2010). Especialista em Dança e Consciência Corporal pela Faculdade Estácio de Sá (2019). Diretora administrativa e professora de dança da Escola Técnica NAE Núcleo Arte Educação. Atua no campo das danças orientais e danças circulares, principalmente nas seguintes áreas: pedagogia da dança, mitos e símbolos da dança ancestral e administração de instituição de ensino nível técnico.

 

 

 

Lêda Toda: Formada em Educador Maker – ABProj pela IFES e Docência Ead pela EVA (2021)Licenciada em Ciências Naturais (2011) e Pós graduada em Gestão Escolar pela UNICID (2010). Graduada em Farmácia Bioquímica pela UNIP (1989). Participou de diversos cursos direcionados à Gestão, é Co Fundadora e Gestora pedagógica da escola Shiva Nataraj Danças e Práticas, Hoje Núcleo Arte Educação (desde 2000). Coordenadora e Co fundadora do Grupo Lakshi de Danças Orientais Contemporâneas (2005 à 2010). Foi Coordenadora e fundadora do Grupo de Danças Árabes Souham (1998 à 2005). Participante do Grupo 1001 noites (2004 à 2012).

Conheça os professores do Curso:

 

Caroline Oliveira – Psicomotricidade

 

Educadora física e profissional da dança. Atua como professora e coreógrafa de Ballet clássico na prefeitura de Bertioga e no estúdio Bianca Silva, docente na matéria de psicomotricidade do curso técnico Nae e misnistra aulas ritbox. Possui técnico em dança e especialização em Ballet clássico (2017); Bacharelado e licenciatura em educação física pela Universidade Santa Cecília (2020).

 

Gabriela Jimenez – Processos Didáticos e Práticas Inclusivas (cv lattes)

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Carlos Drummond de Andrade (2015) e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Método de São Paulo (2012). Pós graduação em Psicopedagogia clínica e institucional (2014); Arteterapia (2014); Educação Especial (2015); Psicomotricidade Clínica e Institucional (2016 / 2019); Neuropsicologia e transtornos de aprendizagem (2020); Cursando atualmente pós Graduação em Práticas de Letramento e Alfabetização (2022/2024); Mestranda em Educação pela Funiber (Faculdade Ibero Americana) (2023). Prof. especializada e proprietária da empresa Môhvimente-se Atendimentos Especializados (MEI); Professora convidada do Centro Institucional de Cursos Educacionais Profissionalizantes (CICEP); Professora do curso técnico e pós graduação em dança pelo Núcleo de Arte Educação (NAE) / Parceria com a Faculdade Rio Branco; Atuou como Pedagoga no Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural; Professora de educação infantil e fundamental I da Prefeitura Municipal de São Paulo, atuou na Sala de Recursos Multifuncionais. Atualmente compõe a equipe de CEFAI da DRE Ipiranga – SP, como Professora de Acompanhamento e Apoio à Inclusão. Tem experiência na área de Educação e da Saúde Clínica Reabilitação. Pesquisadora com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência, inclusão, arte como ferramenta de participação e autonomia.

 

Fernanda Payão – Metodologia e Projeto do Módulo (cv lattes)

Dançar fez parte da sua vida desde sempre, participou de grupos de dança profissionais, idealizou e montou sua escola de danças com sua sócia Lêda Toda, juntas conseguiram aprovação para oferecer o Curso Técnico em Dança. Leciona há pelo menos 20 anos para adultos e crianças. Formada em Administração, Técnico em Danças com Pós Graduação em Dança e Consciência Corporal. Se especializou em Dança Clássica Indiana (Kathak) e Danças Circulares. Lecionou durante 3 anos na Escola Rudolf Steiner de MG (Polen) e diversas oficinas nos Sescs de Belo Horizonte e Contagem. Foi coordenadora da Pós Graduação em Dança e Gestão pela Universidade Rio Branco e atualmente coordena os cursos de Pós oferecidos pelo NAE em parceria com a UniEnsino.

 

Cintia Paiva – Introdução à Anatomia e Cinesiologia do Movimento 

Fisioterapeuta, Pós-Graduada em Reabilitação Pediátrica pela Universidade Cidade São Paulo (2010), formada em Ballet Clássico pela Escola Municipal de Bailado Laura Tomé (1999), técnica em dança pelo NAE (Núcleo Arte Educação – 2022), fundadora da Associação Solidariedança de Arte e Cultura (2008), onde atua como coordenadora pedagógica e artística, além de ser a idealizadora da marca Fisioballet. Atua como professora de dança de salão e dança em cadeira de rodas. Autora de diversos projetos do terceiro setor, entre eles o projeto INFLUIR (bullying e inclusão escolar), VOLTAS (cultura e acessibilidade – Ponto de Cultura SP) e MPB EM RODAS (Série de espetáculos de dança em cadeira de rodas). Lecionou dança como prescrição de atividade física no CELAFISCS e participou como coautora do livro “Educação Física Inclusiva na educação básica”. Diretora artística da Cia Soli, Companhia de Dança em Cadeira de Rodas e supervisora técnica do Banzar, projeto de danças brasileiras sobre rodas, e projeto “Todos os Pingos, uma chuva” que trabalha inclusão escolar
utilizando a dança como ferramenta. Além de compor a equipe técnica de dança esportiva em cadeira de rodas de São Paulo, é membro da Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas e leciona como professora de metodologia e práticas inclusivas no curso de pós-graduação em dança da Universidade Rio Branco; e Introdução a Anatomia e Estudo do Movimento no curso técnico de dança do NAE (Núcleo Arte Educação).

 

Lêda Toda – Metodologia e Projeto do Módulo (cv lattes)

Formada em Educador Maker – ABProj pela IFES e Docência Ead pela EVA (2021)Licenciada em Ciências Naturais (2011) e Pós graduada em Gestão Escolar pela UNICID (2010). Graduada em Farmácia Bioquímica pela UNIP (1989). Participou de diversos cursos direcionados à Gestão, é Co Fundadora e Gestora pedagógica da escola Shiva Nataraj Danças e Práticas, Hoje Núcleo Arte Educação (desde 2000)
Coordenadora e Co fundadora do Grupo Lakshi de Danças Orientais Contemporâneas (2005 à 2010)
Foi Coordenadora e fundadora do Grupo de Danças Árabes Souham (1998 à 2005)
Participante do Grupo 1001 noites (2004 à 2012)

 

Renata Fernandes – Rodas e Brincadeiras Rítmicas e Dança na Escola (cv lattes)

Artista da dança, euritmista, educadora e pesquisadora, bacharel e licenciada em dança pela UNICAMP, mestre e doutoranda em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP. Especializa-se em processos de criação em dança com crianças e ações artísticas entre gerações desde 2005 e desde 2013 atua na formação de educadores. Realizou estágios e cursos bem como ministrou inúmeras oficinas no Brasil e no exterior. Premiada pelo Rumos Itaú Cultural – Educação, Cultura e Arte 2011-2013, foi artista integrante de inúmeras produções premiadas com Proac (SP), FAC (GO), Prêmio Funarte, Prêmio Denilto Gomes etc. Foi fundadora da Micrantos Cia de Danças, do Coletivo SIM de arte e educação e de Afetos – Dança Educação com quem escreveu o livro Movimentos de Afeto: por um protocolo poético de volta às aulas (2020). Atua desde 2011 como professora de arte/ dança na educação básica pública e desde 2018 com dança/ euritmia em escolas Waldorf. Em 2021 recebeu o Prêmio Educação Infantil: boas práticas de professores durante a pandemia, promovido pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal em parceria com a Undime e Fundação Itaú Social. Atualmente é docente no curso técnico em Dança pelo Núcleo de Arte e Educação – NAE e no curso de pós-graduação em Dança das Faculdades Integradas Rio Branco.

 

Carol Ewaci – Antropologia e Dança Afro

Carol Rocha Ewaci. É bailarina, mãe do Amon-Rá Ike, artista educadora, coreógrafa e instrutora de Pilates.
Sua pesquisa é na dança negra. Fez Mestrado em Artes no Progama de Pós graduação da UNESP em Estéticas e poéticas Cênicas. É fundadora e Dirige o Núcleo Pèrègun de danças onde também é preparadora corporal de danças afrobrasileiras e Pilates. Foi professora de Artes da rede pública de 2009 a 2017. Hoje é artista educadora em diversos projetos publicos e de organizações não governamentais nas periferias. É artista na Capulanas Cia de Arte Negra desde 2010 e também preparadora fisica de Pilates. Dentre o que mais faz e gosta está a preparação corporal de elenco em grupos de dança e teatro onde consegue unir as práticas corporais de saúde, consciência corporal e dança. Atualmente faz sua segunda licenciatura em Ed. Física.

 

Samuel Menezes – Danças Brasileiras Norte e Nordeste

 

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Anhanguera – UNIDERP em Santo André. Iniciou seu treinamento com as danças Brasileiras na banda MATINGUEIROS Petrolina – PE, grupo armorial que é influenciado pelas danças populares brasileiras (Frevo, maracatu, caboclinho e etc.) e técnica da dança (ballet clássico), se envolveu com outras formas de dança como o Jazz, Danças Afro – Brasileiras, Ballet clássico, contemporâneo e dança de salão. Vivenciou algumas experiências com renomados professores brasileiros. incluindo: Gícia Mazda, Rosangela Silvestre, Jack Elesbão, Roquidelia Silva, Vera Passos, Sylvio Lemgruber. Dançou em Cias, como a Banda Matingueiros, Maracatu nação Matingueiros, Brincante de Quadrilhas juninas, Grupo Forró xaxado, grupo Ojum Orun, Cia explode coração. Como coreografo e professor: foi convidado por Gícia Mazda para coreografar o espetáculo Dandá financiado pela FUNART – PE, oficineiro de danças populares na Universidade de Pernambuco – UPE, coreografou a música princesa negra no espetáculo Dandara.

 

Silvana de Jesus – Dança Brasileiras Sul, Sudeste e Centro Oeste

Silvana de Jesus é mestra em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena. Tem especialização em História e Cultura Afro brasileira e Indígenas pela A Casa Tombada (2018) e em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho. É arte educadora e bailarina a mais de 20 anos. Desenvolveu o processo criativo e pedagógico DançAdinkra. Atuou na Cia Ivaldo Bertazzo, Cia Antônio Nóbrega de Dança, Cia Brasílica, entre muitas outras. Compartilhou e compartilha suas vivencias em projetos sociais, grupos/escolas/etec de dança, formações para professores e faculdades. Hoje é educadora na Escola de Dança de São Paulo e dança no Grupos Batakerê, Gumboot Dance Brasil e Protagonistas. E ainda é assistente de coreografia no projeto espetáculo – Amazonias: ver a mata que te ver, no SESC Pinheiros.

 

Valor total do Curso: R$ 2. 700,00 (parcelado em até 6x)

 

Esse valor pode ter até 50% de desconto de acordo com o histórico de estudo do aluno e também campanhas antecipadas de matrícula.

Para mais informações, preencha o formulário da página.

 

https://nae.art.br/wp-content/uploads/2023/08/instrutor-de-danca-1.jpg

Quero mais informações sobre este curso!!

Todos os campos são obrigatórios