Conheça os professores do Curso:
Caroline Oliveira – Psicomotricidade
Educadora física e profissional da dança. Atua como professora e coreógrafa de Ballet clássico na prefeitura de Bertioga e no estúdio Bianca Silva, docente na matéria de psicomotricidade do curso técnico Nae e misnistra aulas ritbox. Possui técnico em dança e especialização em Ballet clássico (2017); Bacharelado e licenciatura em educação física pela Universidade Santa Cecília (2020).
Gabriela Jimenez – Processos Didáticos e Práticas Inclusivas (cv lattes)
Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Carlos Drummond de Andrade (2015) e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Método de São Paulo (2012). Pós graduação em Psicopedagogia clínica e institucional (2014); Arteterapia (2014); Educação Especial (2015); Psicomotricidade Clínica e Institucional (2016 / 2019); Neuropsicologia e transtornos de aprendizagem (2020); Cursando atualmente pós Graduação em Práticas de Letramento e Alfabetização (2022/2024); Mestranda em Educação pela Funiber (Faculdade Ibero Americana) (2023). Prof. especializada e proprietária da empresa Môhvimente-se Atendimentos Especializados (MEI); Professora convidada do Centro Institucional de Cursos Educacionais Profissionalizantes (CICEP); Professora do curso técnico e pós graduação em dança pelo Núcleo de Arte Educação (NAE) / Parceria com a Faculdade Rio Branco; Atuou como Pedagoga no Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural; Professora de educação infantil e fundamental I da Prefeitura Municipal de São Paulo, atuou na Sala de Recursos Multifuncionais. Atualmente compõe a equipe de CEFAI da DRE Ipiranga – SP, como Professora de Acompanhamento e Apoio à Inclusão. Tem experiência na área de Educação e da Saúde Clínica Reabilitação. Pesquisadora com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência, inclusão, arte como ferramenta de participação e autonomia.
Fernanda Payão – Metodologia e Projeto do Módulo (cv lattes)
Dançar fez parte da sua vida desde sempre, participou de grupos de dança profissionais, idealizou e montou sua escola de danças com sua sócia Lêda Toda, juntas conseguiram aprovação para oferecer o Curso Técnico em Dança. Leciona há pelo menos 20 anos para adultos e crianças. Formada em Administração, Técnico em Danças com Pós Graduação em Dança e Consciência Corporal. Se especializou em Dança Clássica Indiana (Kathak) e Danças Circulares. Lecionou durante 3 anos na Escola Rudolf Steiner de MG (Polen) e diversas oficinas nos Sescs de Belo Horizonte e Contagem. Foi coordenadora da Pós Graduação em Dança e Gestão pela Universidade Rio Branco e atualmente coordena os cursos de Pós oferecidos pelo NAE em parceria com a UniEnsino.
Cintia Paiva – Introdução à Anatomia e Cinesiologia do Movimento
Fisioterapeuta, Pós-Graduada em Reabilitação Pediátrica pela Universidade Cidade São Paulo (2010), formada em Ballet Clássico pela Escola Municipal de Bailado Laura Tomé (1999), técnica em dança pelo NAE (Núcleo Arte Educação – 2022), fundadora da Associação Solidariedança de Arte e Cultura (2008), onde atua como coordenadora pedagógica e artística, além de ser a idealizadora da marca Fisioballet. Atua como professora de dança de salão e dança em cadeira de rodas. Autora de diversos projetos do terceiro setor, entre eles o projeto INFLUIR (bullying e inclusão escolar), VOLTAS (cultura e acessibilidade – Ponto de Cultura SP) e MPB EM RODAS (Série de espetáculos de dança em cadeira de rodas). Lecionou dança como prescrição de atividade física no CELAFISCS e participou como coautora do livro “Educação Física Inclusiva na educação básica”. Diretora artística da Cia Soli, Companhia de Dança em Cadeira de Rodas e supervisora técnica do Banzar, projeto de danças brasileiras sobre rodas, e projeto “Todos os Pingos, uma chuva” que trabalha inclusão escolar
utilizando a dança como ferramenta. Além de compor a equipe técnica de dança esportiva em cadeira de rodas de São Paulo, é membro da Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas e leciona como professora de metodologia e práticas inclusivas no curso de pós-graduação em dança da Universidade Rio Branco; e Introdução a Anatomia e Estudo do Movimento no curso técnico de dança do NAE (Núcleo Arte Educação).
Lêda Toda – Metodologia e Projeto do Módulo (cv lattes)
Formada em Educador Maker – ABProj pela IFES e Docência Ead pela EVA (2021)Licenciada em Ciências Naturais (2011) e Pós graduada em Gestão Escolar pela UNICID (2010). Graduada em Farmácia Bioquímica pela UNIP (1989). Participou de diversos cursos direcionados à Gestão, é Co Fundadora e Gestora pedagógica da escola Shiva Nataraj Danças e Práticas, Hoje Núcleo Arte Educação (desde 2000)
Coordenadora e Co fundadora do Grupo Lakshi de Danças Orientais Contemporâneas (2005 à 2010)
Foi Coordenadora e fundadora do Grupo de Danças Árabes Souham (1998 à 2005)
Participante do Grupo 1001 noites (2004 à 2012)
Renata Fernandes – Rodas e Brincadeiras Rítmicas e Dança na Escola (cv lattes)
Artista da dança, euritmista, educadora e pesquisadora, bacharel e licenciada em dança pela UNICAMP, mestre e doutoranda em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP. Especializa-se em processos de criação em dança com crianças e ações artísticas entre gerações desde 2005 e desde 2013 atua na formação de educadores. Realizou estágios e cursos bem como ministrou inúmeras oficinas no Brasil e no exterior. Premiada pelo Rumos Itaú Cultural – Educação, Cultura e Arte 2011-2013, foi artista integrante de inúmeras produções premiadas com Proac (SP), FAC (GO), Prêmio Funarte, Prêmio Denilto Gomes etc. Foi fundadora da Micrantos Cia de Danças, do Coletivo SIM de arte e educação e de Afetos – Dança Educação com quem escreveu o livro Movimentos de Afeto: por um protocolo poético de volta às aulas (2020). Atua desde 2011 como professora de arte/ dança na educação básica pública e desde 2018 com dança/ euritmia em escolas Waldorf. Em 2021 recebeu o Prêmio Educação Infantil: boas práticas de professores durante a pandemia, promovido pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal em parceria com a Undime e Fundação Itaú Social. Atualmente é docente no curso técnico em Dança pelo Núcleo de Arte e Educação – NAE e no curso de pós-graduação em Dança das Faculdades Integradas Rio Branco.
Carol Ewaci – Antropologia e Dança Afro
Carol Rocha Ewaci. É bailarina, mãe do Amon-Rá Ike, artista educadora, coreógrafa e instrutora de Pilates.
Sua pesquisa é na dança negra. Fez Mestrado em Artes no Progama de Pós graduação da UNESP em Estéticas e poéticas Cênicas. É fundadora e Dirige o Núcleo Pèrègun de danças onde também é preparadora corporal de danças afrobrasileiras e Pilates. Foi professora de Artes da rede pública de 2009 a 2017. Hoje é artista educadora em diversos projetos publicos e de organizações não governamentais nas periferias. É artista na Capulanas Cia de Arte Negra desde 2010 e também preparadora fisica de Pilates. Dentre o que mais faz e gosta está a preparação corporal de elenco em grupos de dança e teatro onde consegue unir as práticas corporais de saúde, consciência corporal e dança. Atualmente faz sua segunda licenciatura em Ed. Física.
Samuel Menezes – Danças Brasileiras Norte e Nordeste
Licenciado em Pedagogia pela Universidade Anhanguera – UNIDERP em Santo André. Iniciou seu treinamento com as danças Brasileiras na banda MATINGUEIROS Petrolina – PE, grupo armorial que é influenciado pelas danças populares brasileiras (Frevo, maracatu, caboclinho e etc.) e técnica da dança (ballet clássico), se envolveu com outras formas de dança como o Jazz, Danças Afro – Brasileiras, Ballet clássico, contemporâneo e dança de salão. Vivenciou algumas experiências com renomados professores brasileiros. incluindo: Gícia Mazda, Rosangela Silvestre, Jack Elesbão, Roquidelia Silva, Vera Passos, Sylvio Lemgruber. Dançou em Cias, como a Banda Matingueiros, Maracatu nação Matingueiros, Brincante de Quadrilhas juninas, Grupo Forró xaxado, grupo Ojum Orun, Cia explode coração. Como coreografo e professor: foi convidado por Gícia Mazda para coreografar o espetáculo Dandá financiado pela FUNART – PE, oficineiro de danças populares na Universidade de Pernambuco – UPE, coreografou a música princesa negra no espetáculo Dandara.
Silvana de Jesus – Dança Brasileiras Sul, Sudeste e Centro Oeste
Silvana de Jesus é mestra em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena. Tem especialização em História e Cultura Afro brasileira e Indígenas pela A Casa Tombada (2018) e em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho. É arte educadora e bailarina a mais de 20 anos. Desenvolveu o processo criativo e pedagógico DançAdinkra. Atuou na Cia Ivaldo Bertazzo, Cia Antônio Nóbrega de Dança, Cia Brasílica, entre muitas outras. Compartilhou e compartilha suas vivencias em projetos sociais, grupos/escolas/etec de dança, formações para professores e faculdades. Hoje é educadora na Escola de Dança de São Paulo e dança no Grupos Batakerê, Gumboot Dance Brasil e Protagonistas. E ainda é assistente de coreografia no projeto espetáculo – Amazonias: ver a mata que te ver, no SESC Pinheiros.