Curso Técnico em Dança

Página inicial Curso Técnico

Sobre o curso

Solução para quem quer ingressar no mercado de trabalho!

Os Cursos Técnicos são uma categoria especial do Sistema de Ensino Brasileiro e seu principal objetivo é formar profissionais para o mercado de trabalho. Ao contrário da Universidade, que dá uma visão ampla de conhecimento permitindo a formação, por exemplo, de pesquisadores ou cientistas, o objetivo de um curso técnico é outro: formar pessoas para o Mercado de Trabalho.

 

Por esse motivo os cursos técnicos são muito mais focados em prática que as faculdades.

 

O Técnico em Dança tem sido oferecido pelo NAE há 10 anos e ao longo desse período já formamos mais de 200 alunos! Nossa matriz está sempre se atualizando levando em conta as necessidades atuais do mercado e as oportunidades disponíveis para o técnico em dança.

 

Com as mudanças ocorridas no Novo Ensino Médio, o Curso Técnico do NAE foi reestruturado para ser oferecido em 3 módulos totalmente voltados para as áreas de atuação possíveis para o profissional da dança, são elas:

  • Produtor Cultural
  • Empreendedor Artístico
  • Instrutor de Dança

 

Ou seja, a cada semestre cursado o aluno recebe uma Certificação Intermediária referente a área de atuação proposta e ao final dos 3 semestres o diploma de Técnico em Dança.

 

Outra novidade é a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projeto!

 

Esta é uma metodologia ativa que utiliza atividades em grupo focadas em capturar a atenção dos alunos através de problemas do mundo real.

 

Os professores colocam o seu estudante em um caminho que vai aprofundar seu conhecimento em algum tópico, ao mesmo tempo que ele desenvolve habilidades que vai precisar no futuro, tais quais: pensamento crítico, colaboração e comunicação.

 

Ao final de cada semestre, o aluno tem um projeto pronto para ser aplicado seja na área artística, na área empreendedora ou mesmo na área acadêmica.

 

E o mais importante de tudo: este é um curso técnico, ou seja, a prática é o mais relevante. Dentro da matriz o aluno terá em todos os semestres aulas práticas de dança, com modalidades fixas como: ballet, jazz, contemporâneo, dança de salão e danças brasileiras, como também modalidades itinerantes como: danças circulares, danças urbanas, danças árabes, flamenco, entre outras…

Confira abaixo as disciplinas.

Você está preparado para transformar sua paixão em profissão?

Composição

O Curso Técnico é dividido em 3 eixos: Aulas Teóricas; Projeto do Módulo e Aulas Práticas. A carga horária total é de 1200 horas distribuídas em 1 ano e meio.

 

 

Colocação no Mercado: Oportunidades

  • Escolas, academias e centros de formação
  • Companhias, grupos e coletivos artísticos de dança
  • Teatros e casas de espetáculos
  • Musicais e óperas
  • Programas de TV
  • Festivais e mostras de dança e eventos de naturezas diversas
  • Eventos sociais e corporativos
  • Instituições públicas e privadas
  • Espaços de interação social, lazer e cultura
  • Projetos socioculturais

O Técnico em Dança Será Habilitado para:

  • Criar e interpretar coreografias e performances diversas;
  • Desenvolver práticas corporais, técnicas de criação e formação em dança a partir de matrizes plurais de conhecimento em dança, corpo e cultura.
  • Realizar investigações de dança em interface com outras linguagens artísticas, em conexão com saberes tradicionais, populares, urbanos e digitais.
  • Elaborar e executar ações relacionadas à arte e à dança em projetos socioculturais.

A quem se destina:

  • Adolescentes e adultos que buscam uma profissionalização.
  • Professores de dança que buscam ampliar seus conhecimentos ou especializar-se.

Parceria

Chancelas do curso

Informações

Duração

3 semestres

Carga horária total

1200 horas

 

Aulas teórico/práticas

Formato Presencial

Pré-requisitos

  • Para ingresso no Curso Técnico Subsequente, o estudante deverá ter concluído o Ensino Médio.
  • Para ingresso no Curso Técnico Concomitante, o estudante deverá estar cursando o Ensino Médio.

Certificação

O curso é regulamentado pelo Ministério da Educação e Cultura, Eixo Produção
Cultural e Design, autorizado pela portaria de 1452009.

Detalhes do curso

Diferenciais

Disciplinas

Ateliê de Práticas

Docentes

Público

Investimento

Coordenação

Desenvolvimento Técnico:

  • Aprimoramento de habilidades em diversos estilos de dança.
  • Aprendizado de técnicas específicas.

Conhecimento Teórico:

  • Compreensão da história e evolução da dança.
  • Estudo de teorias fundamentais.

Expressão Artística:

  • Desenvolvimento da expressão emocional e criatividade.
  • Capacidade de contar histórias através da dança.

Formação Profissional:

  • Preparação para carreira na dança.
  • Orientação para ingressar no mercado de trabalho.

Saúde Física e Mental:

  • Melhoria da forma física, resistência e flexibilidade.
  • Promoção do bem-estar emocional.

Trabalho em Equipe:

  • Desenvolvimento de habilidades de cooperação.
  • Participação em performances coletivas.

Autoconfiança e Autoestima:

  • Aumento da autoconfiança com conquistas técnicas.
  • Construção da autoestima.

Cultura e Diversidade:

  • Exposição a diferentes estilos e culturas de dança.
  • Apreciação da diversidade cultural na arte.

Networking:

  • Construção de uma rede de contatos no meio artístico.
  • Participação em eventos e festivais.

Conteúdo dos Módulos

Clique aqui para ver o ementário completo!

Clique aqui para mais informações sobre a Mostra NAE.

 

Conheça os professores do CPD-NAE:

André de Araújo – Campos Produtivos da Cultural

Aurea Karpor – Produção e Gestão Financeira de Espetáculos

Brysa Mahaila – Campos de Atuação no Mercado Artístico

Cintia Paiva – Introdução a Anatomia e Estudo do Movimento

Daniella Ogeda – Estratégias de Marketing e Ferramentas Tecnológicas

Fernanda Payão – Metodologia e Projeto do Módulo, Práticas Profissionais

Juliana Sanches – Dança de Salão

Laura Jamelli – História da Dança

Lêda Toda – Metodologia e Projeto do Módulo e Práticas Profissionais

Lunah Farah – Laboratório de Criação: Coreografia e Improviso

Mahira Hasan – Administração Pessoal e Gestão de Carreira

Renata Fernandes – Rodas e Brincadeiras Rítmicas

Caroline Oliveira – Psicomotricidade

Samuel Menezes – Danças Brasileiras

Sergio Sanches – Produção Musical

Ton Kair – Jazz e Contemporêneo

  • Estudantes de Dança
  • Recém-Formados no Ensino Médio
  • Profissionais em Transição de Carreira
  • Artistas Performáticos
  • Aspirantes a Professores de Dança
  • Amadores Apaixonados
  • Interessados em Coreografia e Produção
  • Pessoas de faixas etárias bem variadas.

Pré-requisitos

  • Para ingresso no Curso Técnico Subsequente, o estudante deverá ter concluído o Ensino Médio.
  • Para ingresso no Curso Técnico Concomitante, o estudante deverá estar cursando o Ensino Médio.

Coordenação

Valor de cada Módulo: R$ 2.970,00 (parcelado em até 6x)*

Descontos Pontualidade:

  • Pagamentos até o dia 10 do mês têm 20% de desconto
  • Pagamentos até o dia 20 do mês têm 15% de desconto

Além do desconto pontualidade, o valor acima pode ter até 30% de desconto de acordo com o histórico de estudo do aluno e também campanhas antecipadas de matrícula. Ou seja, o valor pode cair pela metade!

Para mais informações, preencha o formulário da página.

*para receber o diploma de Técnico em Dança é necessário cursar os 3 módulos

Fernanda Payão: Dançarina, coreógrafa, pesquisadora e professora de dança, Kathak (Dança Clássica Indiana) e Danças Circulares. Possui graduação em Administração pela Universidade São Judas Tadeu (1998). Técnico em Dança pela Escola Técnica Shiva Nataraj Danças e Práticas (2010). Especialista em Dança e Consciência Corporal pela Faculdade Estácio de Sá (2019). Diretora administrativa e professora de dança da Escola Técnica NAE Núcleo Arte Educação. Atua no campo das danças orientais e danças circulares, principalmente nas seguintes áreas: pedagogia da dança, mitos e símbolos da dança ancestral e administração de instituição de ensino nível técnico.

 

 

 

Lêda Toda: Formada em Educador Maker – ABProj pela IFES e Docência Ead pela EVA (2021)Licenciada em Ciências Naturais (2011) e Pós graduada em Gestão Escolar pela UNICID (2010). Graduada em Farmácia Bioquímica pela UNIP (1989). Participou de diversos cursos direcionados à Gestão, é Co Fundadora e Gestora pedagógica da escola Shiva Nataraj Danças e Práticas, Hoje Núcleo Arte Educação (desde 2000). Coordenadora e Co fundadora do Grupo Lakshi de Danças Orientais Contemporâneas (2005 à 2010). Foi Coordenadora e fundadora do Grupo de Danças Árabes Souham (1998 à 2005). Participante do Grupo 1001 noites (2004 à 2012).

https://nae.art.br/wp-content/uploads/2019/10/1190x800-1-1.jpg

Matriculas abertas para 2024!!

Todos os campos são obrigatórios